Publicado: sexta-feira, 28 março, 2014 em Dicas

Mais que nunca se faz necessário valorizar o profissional de revisão de textos e hoje o homenagear!

 

 

Por que o profissional de revisão se faz tão necessário?

 

CB029654

Vivemos um momento em que se deseja tudo “para ontem” e em que as horas parecem insuficientes, o que reflete na busca pela assimilação de conhecimentos e ideias em alta velocidade, de preferência num simples olhar. Essa situação, por si só, já favorece a relação das pessoas com as imagens e as afasta do texto, que exige maior concentração, artigo em escassez diante da ansiedade que a dinâmica do mundo moderno tem provocado.

O que se dirá, então, de textos mal escritos, dos quais a clareza e a coerência passam longe? Não há como deter o olhar de um leitor em textos que nada transmitem ou exigem árduo trabalho de interpretação ou, melhor dizendo, dedução. É isso! Um texto bem escrito é aquele que informa, que comunica, que é capaz de transmitir a mensagem objetivada por seu autor sem que o leitor precise “caçá-la”.

Mas, infelizmente, nem todo autor é capaz de tanto, mesmo que tenha profundo conhecimento do assunto sobre o qual escreve. Mesmo os que detêm essa capacidade passam por situações que podem comprometer seu texto. Alguns pensam mais rápido que sua pena, outros estão por demais empenhados em transmitir o conteúdo que é sua especialidade ou entregues ao processo criativo, no caso de ficção… Fora as muitas vezes em que interferem no texto já escrito e editam trechos, comprometendo o todo. Isso tudo, entre outras situações, dificulta a concentração no “formato” do texto, no encadeamento, na fluidez, na precisão gramatical e em outros detalhes que serão responsáveis por um texto final de qualidade.

É nessa hora que entra o trabalho do revisor e do preparador de textos, dupla de profissionais que tem a responsabilidade de lapidar o texto, conferindo-lhe quaisquer dessas qualidades que o autor possa ter deixado escapar, sem, no entanto, desrespeitar o estilo do autor ou as características textuais exigidas pelo segmento editorial em que se encaixa esse texto.

Portanto, como se questionar a importância desse profissional?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s